segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Viajando para Maceió e Maragogi com crianças

Olá pessoal,

Hoje trago uma viagem incrível que fizemos agora nas férias para o Nordeste.
Passeamos por Alagoas, Sergipe e Pernambuco, por isso vou fazer as postagens por locais.

Alagoas é lindo!!!! Como nordestina, pensei que pra aquelas bandas só tivesse seca e caatinga...mas felizmente não é assim. Tem uma vegetação linda e verdíssima!!! Claro que deve ter as localidades mais comprometidas...mas fiquei feliz mesmo assim!

Ficamos alguns dias em Maceió por causa de um evento científico que fui participar. Mas depois, conseguimos aproveitar...

A cidade é acolhedora e as pessoas muito hospitaleiras. O mar é de um azul esverdeado estonteante...lindo!!!
A orla tem basicamente 3 bairros: Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.
Em Pajuçara, ficam muitos barcos coloridos e vc pode ir às pscinas naturais de lá. Nessas, pela falta de tempo, não fomos.

O nosso primeiro passeio oficial foi a Praia do Francês. É um vilarejo com boa estrutura de barracas que servem camarões enormes e lagostas deliciosas), farmácia e também lojinhas de roupas de banho e artesanato. Fica há uns 20 minutos de carro, do centro de Maceió.

A praia tem uma coluna extensa de corais (esse escuro ao fundo), que quebra as ondas e as águas ficam com ondas bem baixas, além disso a água é simplesmente cristalina, transparente!!!! E morna!!!! Ideal para crianças.





Lá tem vários barcos que levam para passeios próximos à barreira de corais e até às pscinas naturais para mergulho com snorkel. Super tranquilo... Nesse barco que pegamos, não sei acontece em todos, mas não custa perguntar, um dos funcionários mergulhava e nos trazia animais. Vimos coral cérebro (se bem que era melhor ele não ter arrancado um pedaço, né?!), aranha, estrela e ouriço da mar.  Samuel ficou com receio de pegá-los no princípio, mas depois adorou!!!!



As psicinas não eram bem, digamos, psicinas...mas deu pra mergulharmos próximo ao barco e vimos muitos peixinhos coloridos. As "pedras" eram muito escorregadias e eu fiquei com medo....mas aproveitamos um pouco.
 




Pra comer, mesmo com minha antipatia gravídica, indico o restaurante regional Picuí Tábua de Carne (fica próximo ao porto). É super tradicional, o ambiente é bonito e a comida é gostosa.

Agora....se quiser tomar sorvete delicioso, maravilhoso, de dar água na boca enquanto estou escrevendo este post, vá na "Chocolat" em Jatiúca (fica próximo ao centro de compras Stella Maris). O lugar é super bonitinho. Nós fomos lá praticamente todos os dias...e o meu sabor preferido foi o de abacaxi (com pedaços da fruta). Ah! Lá também é uma cafeteria. Quem for, tenho certeza que irá adorar....

Agora, um pedaço do paraíso na terra:


Maragogi fica há 125 km de Maceió e é famosa por ser parte do Caribe brasileiro e ter uma das maiores barreiras de corais do mundo.
O nosso problema foi a chegada até lá...segui a rota proposta pelo Guia Quatro Rodas e fomos parar no meio do Canavial!!!! hahahah Só víamos terra e cana!!!! hahahahaha Acho que andamos pelo menos uns 10 km em estrada de chão e sem placa nenhuma!!!! hahahah Foi hilário, mas também um pouco assustador!!!!



Além de o mar ser azul e as prais ter coqueirais, as águas são cristalinas, têm as piscinas naturais e há muitos peixes coloridos que podem ser vistos a olho nu, com snorkel ou, para os mais corajosos com mergulho com cilindro...


Lá tem vários resorts e pousadas para todos os gostos. As pousadas de charme são muito interessantes...
Ficamos na pousada Portal de Maragogi que é linda. De frente para o mar....ai, ai...deu até saudade...
No café da manhã eles fazem beijú (tapioca) na horinha...hummmm






A cidade é mais bucólica e sossegada do que Porto de Galinhas - Pe. Outra coisa que nos disseram é que o número de pessoas que vão até às psicinas por dia são limitadas para que não haja degradação dos recifes. Isso nós achamos o máximo!!!!



A chegada às psicinas depende da tábua de marés, por isso vale a pena ver com antecedência. O passeio dura em média 1:30h e é sensacional!!! E é interessante já marcar o receptivo na pousada, pois você pode ir de lancha ou nesses catamarãs como aparece ao fundo, que é muito mais seguro e tem mais estrutura.
Lá tudo que você vai fazer é um preço: aluguel de snorkel, mergulho com cilindo, fotos nas psicinas e fotos do mergulho. Vale muito a pena tudo isso!!!! É um passeio único.







Samuel, da pá virada como é, quis fazer o mergulho guiado. Daí Salomão se "obrigou" a ir também....hahahahah
Por causa do  neném, eu só fiz o batismo!!! Me livrei.....hahahah

No final ambos adoraram a experiência, mas a criatura já fala em mergulho em naufrágio, pode?! hahahah




É isso aí!!! Definitivamente adoramos e recomendamos!!!
Espero que gostem.

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário